
Real World Simulation LEGO® SERIUOS PLAY®method
LEGO ® Serious Play ® passo a passo de um Workshop
A LEGO ® Serious Play ® pode ser resumida com as seguintes etapas , apesar de cada oficina tem algumas peculiaridades e os processos subjacentes que a LEGO ® SERIOUS PLAY ® método decreta são muito mais complexos .
PASSO 1 | Definição do objetivo e projetar o workshop
PASSO 1 | O projeto
De acordo com as necessidades da organização , o facilitador projeta uma oficina e prepara um roteiro , que descreve todos os passos e atividades a serem realizadas durante o workshop. O projeto oficina é personalizado e adaptado para o número de participantes (min 2/3 até 10 /12) , as necessidades e os problemas a serem abordados. A oficina pode levar de 3/ 4 horas até 2 dias . A duração do workshop depende dos objetivos e da oficina são projetados da forma mais tempo eficaz e eficiente , tendo em conta limitações de tempo da equipe e as necessidades das organizações.
PASSO 2 | Workshop > Construindo modelos
PASSO 2 | modelos de construção
Durante o workshop, após a " aquecer fase" , os participantes são convidados a construir modelos simbólicos e conceituais de suas próprias visões e idéias, para que as suas ideias e visões toma uma forma fÃsica , aumentando a discussão e as atividades de compartilhamento de conhecimento. Modelos de construção com tijolos LEGO tem uma exigência muito baixo de entrada e não precisa de nenhuma habilidade especial, para que todos possam se envolver com as atividades e do grupo. Além disso, a construção de um objeto tridimensional envolve ambas as mãos e o cérebro , gerando mais idéias por causa das ligações hands- mente .
PASSO 3 | Worshop > Contando histórias
PASSO 3 | Contando histórias
Depois de construir o seu modelo , os participantes são convidados a contar a história de seu modelo , dizendo aos outros seus pontos de vista e idéias , dependendo do tema em questão . Nesta fase , o tema é o modelo LEGO eo facilitador orienta os participantes de uma partilha de conhecimentos e sentido fazendo experiência com o uso dos modelos , que atuam como mediadores de comunicação e potenciadores de idéia .
PASSO 4 | Worshop > O dialogo construtivo
PASSO 4 | O diálogo construtivo
Os participantes são convidados ad guiada a comentar modelo dos outros, decretando o processo de fazer sentido . Uma vez que o núcleo do processo é o modelo e todas as interacções mediadas pelo modelo , os participantes concentrar o modelo e não sobre os outros participantes , evitando tensões pessoais e superar as barreiras tradicionais , tais como a função , papéis e antiguidade dos participantes .
PASSO 5 | Worshop > Compartilhando um modelo
PASSO 5 | Construindo um modelo compartilhado
Após a discussão, os participantes são convidados a construir um modelo compartilhado ou paisagem compartilhada / visão. Este é o lugar onde a negociação construtiva acontece: o modelo é sempre o centro do processo . Esta fase promulga uma série de discussões , ou seja, atividades de tomada e de negociação e só termina quando todos os participantes concordaram com o resultado final. Todos os participantes irão reconhecer no modelo final , tanto o seu próprio e contribuição de todos os outros : a final da visão , estratégia, conceito ... é o resultado do empenho e compromisso de todos os participantes. Isto é, quando o grupo tornou-se uma equipe.
PASSO 6 | Depois do workshop > Relatórios e Monitoração
PASSO 6 | Depois do workshop
Após a oficina , o facilitador oferece um relatório completo, incluindo gravações e uma análise das situações emergentes . O facilitador pode, então, discutir uma atividade de monitoramento a ser realizado após o seminário. Workshops pode ser repetido pelas mesmas equipes como os projetos, iniciativas e situações evoluem , seja para verificar o progresso ou para definir os próximos passos , ou seja , uma oficina pode ser executado durante a fase de concepção de um projeto para definir as metas e estratégias , ou para entender melhor as necessidades dos utilizadores , um acompanhamento oficina pode ajudar a verificar o trabalho em andamento ou para avaliar a equipe, que pode mudar ...